Commentarii de Sacris Aureliorum

This message board is dedicated to the ancient Roman Religion, the Cultus Deorum Romanorum. Here both historical practices and the living modern tradition is to be celebrated and discussed. The members of the Collegium Pontiificum and Collegium Augurum host this board as moderators and are happy to answer questions.

Re: Commentarii de Sacris Aureliorum

Postby Gaius Curtius Philo » Mon Aug 29, 2016 11:12 pm

A.d. IV Kal. Sept. T. Flavio P. Iunio cos. I, C. Aur. Victor, did the 6th ritual for the fulfillment of my Votum. This is the transcript:

"Ignis aurum probat"
C. Curtius L. f. Tribu Vot. Philo Aurelianus
Gaius Curtius Philo
Propraetor
Propraetor
Senator
Senator
Feroniae Sacerdos
Feroniae Sacerdos
Lictor Curiatus Magister
Lictor Curiatus Magister

Postby Gaius Curtius Philo » Tue Aug 30, 2016 11:03 pm

A.d. III Kal. Sept. T. Flavio P. Iunio cos. I, C. Aur. Victor, did the 7th and last ritual for the fulfillment of my Votum. This is the transcript:

"Ignis aurum probat"
Gaius Curtius Philo
Propraetor
Propraetor
Senator
Senator
Feroniae Sacerdos
Feroniae Sacerdos
Lictor Curiatus Magister
Lictor Curiatus Magister

Postby Gaius Curtius Philo » Tue Aug 30, 2016 11:08 pm

A.d. III Kal. Sept. T. Flavio P. Iunio cos. I, C. Aurelius Victor, accompanied by my wife Ti. Aurelia Bestia, did a rite for the fullfilment of our Votum to Bona Fortuna, Apollo and Ianus. This is the transcipt:

"Ignis aurum probat"
Gaius Curtius Philo
Propraetor
Propraetor
Senator
Senator
Feroniae Sacerdos
Feroniae Sacerdos
Lictor Curiatus Magister
Lictor Curiatus Magister

Postby Gaius Curtius Philo » Thu Sep 15, 2016 3:53 pm

A.d. XVII Kal. Oct. T. Flavio P. Iunio cos. I, C. Aurelius Victor did the Opening Ceremony of the Aurelian Assembly. This is the transcript:

"Ignis aurum probat"
Gaius Curtius Philo
Propraetor
Propraetor
Senator
Senator
Feroniae Sacerdos
Feroniae Sacerdos
Lictor Curiatus Magister
Lictor Curiatus Magister

Postby Gaius Curtius Philo » Sun Dec 25, 2016 10:02 pm

A.d. VIII Kal. Ian. L. Curione I pr. C. Victore dec. I, C. Aurelius Victor did the rite for the Dies Natalis Solis Invicti on behalf and through the written work of the Princeps Aurliorum L. Aurelius Curio. Princeps Curio's transcript can be found here:

"Ignis aurum probat"
Gaius Curtius Philo
Propraetor
Propraetor
Senator
Senator
Feroniae Sacerdos
Feroniae Sacerdos
Lictor Curiatus Magister
Lictor Curiatus Magister

Postby Octavius Aurelius Augustus » Tue Feb 07, 2017 4:53 pm

This is my ritual formula of how I celebrated my Kalends, it will be in Portuguese language, but using the automatic translator, it can be translated. I hope you like it!

Kalends January 2017

Purificatio

• Ritual de Purificação simples

Praefatio

[Adoratio] "Vesta Mater, também conhecida como a guardiã perpétua da lareira, da família e da comunidade; rainha do fogo perenial; protetora do Povo Romano! Vesta, ou qualquer nome que preferires, eu peço e rogo para que atendas esta cerimônia.

[Adoratio] Nesta Kalends de (mês), que sua graça esteja presente e, fazendo assim, permita que boas vindas e oferendas sejam feitas a Ti e àqueles Deuses e Deusas os quais é bom chamar. Assim fazendo, que permitas que fumaça pia ascenda aos céus. Através deste ato lembra-me das nobres virtudes.

Vesta Mater, a Ti minha voz se ergue em louvor pois, através deste rito e da Tua benevolência, eu tenho permissão de me aproximar de Ti. Como Tua chama sagrada no passado demonstrou Tua divina boa fé, permita que Tua soberania reine sobre esta chama diante de nós. Como atendeste ao Povo Romano de outrora, atende ao Povo Romano do presente. Rainha do fogo perenial, nesta Kalends de (mês), e se for Tua vontade, permita que através deste rito um bom mês possa nascer e concede Teu apoio e auxílio às casas dos Augustii, à união das nossas famílias e nossa contínua bonança e felicidade. Para todas essas causas, está presente e acende as chamas diante de nós! Pelo Teu bondoso apoio, eu oferecerei vinho e incenso na esperança de que Te seja agradável."

• Ascender Lucerna

[Adoratio] "Iane Pater, de quem todas as coisas provém, Deus Biforme, porteiro celestial, bom criador, o Deus dos Bons Começos e dos Anos que se vão no silêncio, aquele que sozinho entre os celestes imortais vê as próprias costas! Iane, ou qualquer nome que preferires, eu peço e rogo para que atendas esta cerimônia.

[Adoratio] Com Tua bondosa graça, que abras o caminho a frente e auxilias na atual tarefa. Iane, nesta Kalends de (mês), facilita a comunicação contigo, com o meu Genius, com meu Lar Familiaris, e meu Dii Manes, com Jupiter, Juno, Venus, Mercurio, Sol Invictus, Vesta e todos os Deuses e Deusas a quem é pio reconhecer.

Iane, como Tu permitiste que Roma ascendesse a grandes alturas, permite que Teu Povo Romano do presente tenha bons começos. Como permitiste pio contato com o divino no passado, agora permite tal contato no presente e no futuro. Com um aceno, abre Teus lustrosos portões em precintos pacíficos, permita que através deste rito um bom mês possa nascer e favoreça as casas dos Augusti, a união de nossas famílias e nossa contínua bonança e felicidade nesta Kalends de (mês). Para este fim, sê edificado por esta oferenda de vinho libado e fumaça de incenso dados diante de Ti agora."

• Fazer libação a Jano e dizer:

"Iane, está feito!"

[Adoratio] “Vesta Mater, também conhecida como a guardiã perpétua da lareira, da família e da comunidade; rainha do fogo perenial; protetora do Povo Romano! Se for Tua vontade tomar parte desta cerimônia, nesta Kalends de (mês), e se for agradável a Ti, sê fortalecida por esta oferenda de vinho libado e fumaça fragrante de incenso feitas diante de Ti agora."

• Fazer libação a Vesta e dizer:

“Vesta, está feito!”

Salutatio

Juno

[Adoratio] "Iuno, também conhecida como Iuno Regina, a Salvadora, a Trazedora da Luz, a Rainha dos Deuses e do Céu Eterno! Bondosa patrona das Mães! Santíssima Defensora do Povo Romano!"

"Iuno, a não ser que prefiras outro nome, eu peço e rogo que atendas esta cerimônia nesta Kalends de (mês) permitindo que através deste rito um bom mês possa nascer.”

"Divina Iuno, Tu que sempre foras propícia e benevolente ao Povo Romano de outrora, peço e rogo que assim sejas a nós que carregamos a Chama de Roma pro presente atendendo e abençoando esta cerimônia."

Lar Familiaris

[Adoratio] "Lar Familiaris, também conhecido como o Deus da Casa e o guardião da fortuna da família, divina personificação da casa e da família! "

"Lar Familiaris, a não ser que prefiras outro nome, eu peço e rogo que atendas esta cerimônia nesta Kalends de (mês) permitindo que que através deste rito um bom mês possa nascer.”

"Divino Lar, Tu que sempre estiveste presente nesta casa e cuja soberania maior está nela, peço e rogo que atendas e abençoes esta cerimônia."

Jupiter
[Adoratio] "Iuppiter Optime Maxime, também conhecido como Iuppiter Victor, ou como Rei dos Deuses e da República Romana! Divino Guardião do Povo Romano, dos Quirites! Potestade Suprema da Abóboda Celeste e de todos os Deuses sob os Céus! Senhor das Leis, Senhor da Justiça, soberano potentado das Virtudes! Pai de todos os Genii e, consequentemente, de tudo que vive e cresce! Augusto Marido da mais divina Iuno!"

"Iuppiter Optime Maxime, a não ser que prefiras outro nome, eu peço e rogo que atendas esta cerimônia nesta Kalends de (mês) permitindo que através deste rito um bom mês possa nascer.”

"Divino Iuppiter, Tu que sempre foras propício e benevolente ao Povo Romano de outrora, peço e rogo que assim sejas a nós que carregamos a Chama de Roma pro presente atendendo e abençoando esta cerimônia."

Venus

[Adoratio] "Venus, também conhecida como Venus Caelestis, a Celestial, Venus Verticordia, a Trocadora de Corações, Venus Victrix, a Vitoriosa. Deusa da beleza, do amor, da primavera, do casamento e da fertilidade. Tu, que guiou Aeneas de Troia até Roma!"

"Venus, a não ser que prefiras outro nome, eu peço e rogo que atendas esta cerimônia nesta Kalends de (mês) permitindo que através deste rito um bom mês possa nascer.”

"Divina Venus, tu que reges os relacionamentos amorosos, inspira os amantes, peço e rogo que atendas e abençoes esta cerimônia."

Mercurio

[Adoratio] "Mercuri, também conhecido como o Mensageiro dos Céus! Bone Mercuri, veloz portador do cajado! Negociador e trazedor da paz! Comerciante fortuno e divino!"

"Mercuri, a não ser que prefiras outro nome, eu peço e rogo que atendas esta cerimônia nesta Kalends de (mês) permitindo que através deste rito um bom mês possa nascer.”

"Divino Mercuri, Tu que atendes a todos os trabalhadores, que valoriza e defende aqueles que buscam com seu próprio esforço sua fortuna, peço e rogo que atendas e abençoes esta cerimônia."

Sol Invictus

[Adoratio] “Sol Invictus, o Inconquistado, o Invencível, aquele cujo o Imperador Aurelian elevou seu culto e glória. O Grande Deus Sol do Império Romano.”

"Sol Invictus, a não ser que prefiras outro nome, eu peço e rogo que atendas esta cerimônia nesta Kalends de (mês) permitindo que através deste rito um bom mês possa nascer.”

"Divino Sol Invictus, Tu que sempre foras propício e benevolente ao Povo Romano de outrora, peço e rogo que assim sejas a nós que carregamos a Chama de Roma pro presente atendendo e abençoando esta cerimônia."

Dii Manes

[Adoratio] "Dii Manes, Bons Deuses, também conhecidos como Bons”

“Ancestrais ou Lares ou Parentes! Familiares que vieram antes de nós, ancestrais da minha linhagem, que comigo mantém aliança e que protegem e guardam a minha familia!"

"Dii Manes, a não ser que prefireis outro nome, eu peço e rogo que atendeis esta cerimônia nesta Kalends de (mês) permitindo que através deste rito um bom mês possa nascer.”

"Divinos Dii Manes, Vós que sempre favorecestes e atendestes à nossa família, peço e rogo que atendeis e abençoais esta cerimônia."

Todos os Deuses

[Adoratio] "Similarmente, que todos os Deuses e Deusas que ergueram o poder e a cultura de Roma à completa eminência do mundo possam atender esta cerimônia se isso os aprazer."

Precatio
• Lavar as mãos e por oferendas no altar.

Juno

[Adoratio] Salve divina Iuno Mater! Iuno, também conhecida como Iuno Regina, a Salvadora, a Trazedora da Luz, a Rainha dos Deuses e do Céu Eterno! Bondosa patrona das Mães! Santíssima Defensora do Povo Romano! Tu sempre demonstraste amor e amizade ao povo romano de outrora e demonstraste também muita bondade e benevolência ao atual povo romano.

Iuno Regina, Iuno Sospita, Iuno Lucina, Iuno Interduca, Iuno Pronuba, Iuno Populonia, Regina Caelis, Regina Matrum, Iuno Moneta, peço que através deste rito um bom mês possa nascer.

Que possamos obter Tua benção e auxílio no nascimento deste novo mês nesta Kalends de (mês) e com este proposito, se Te agradar, aceita esta oferenda de fragrante fumaça de incenso que eu agora ponho diante de Ti.”

Lar Familiaris

[Adoratio] “Salve divino Lar Familiaris! Lar Familiaris, também conhecido como o Deus da Casa e o guardião da fortuna da família, divina personificação da casa e da família! Tu és o Deus desta casa antes de nossa vinda. Tu estiveste nesta casa desde sua criação. Nela Tu és patrono e guardião de todos os que aqui habitam.

Lar Familiaris, peço que através deste rito um bom mês possa nascer.

Que possamos obter Tua benção e auxílio no nascimento deste novo mês nesta Kalends de (mês) e com este proposito, se Te agradar, aceita esta oferenda de fragrante fumaça de incenso que eu agora ponho diante de Ti.”

Jupiter

[Adoratio] Salve divino Iuppiter Pater! Iuppiter Optime Maxime, também conhecido como Iuppiter Victor, ou como Rei dos Deuses e da República Romana! Divino Guardião do Povo Romano, dos Quirites! Potestade Suprema da Abóboda Celeste e de todos os Deuses sob os Céus! Senhor das Leis, Senhor da Justiça, soberano potentado das Virtudes! Pai de todos os Genii e, consequentemente, de tudo que vive e cresce! Augusto Marido da mais divina Iuno! Tu sempre demonstraste amor e amizade ao povo romano de outrora e demonstraste também muita bondade e benevolência a mim e à minha família.

Iuppiter Optime Maxime, Iuppiter Victor, Iuppiter Pater, Dies Pater, Iuppiter Conservator, Iuppiter Elici, Iuppiter Feretri, Iuppiter Invicte, Iuppiter Luceti, Iuppiter Propugnator, Iuppiter Caeleste, Iuppiter Fulgurator, Iuppiter Tonans, Iuppiter Stator, peço que através deste rito um bom mês possa nascer.

Vênus

[Adoratio] “Salve divina Venus também conhecida como Venus Caelestis, a Celestial, Venus Verticordia, a Trocadora de Corações, Venus Victrix, a Vitoriosa. Tu, que guiou Aeneas de Troia até Roma! Tu sempre demonstraste amor e amizade ao povo romano de outrora e demonstraste também muita bondade e benevolência ao atual povo romano.”

"Venus Celestis, Deusa da beleza, do amor, da primavera, do casamento e da fertilidade. a não ser que prefiras outro nome, peço que através deste rito um bom mês possa nascer.

Mercurio

[Adoratio] Salve divino Mercuri Pater! Mercuri, também conhecido como o Mensageiro dos Céus! Bone Mercuri, veloz portador do cajado! Negociador e trazedor da paz! Comerciante fortuno e divino! Tu sempre demonstraste amor e amizade ao povo romano de outrora e demonstraste também muita bondade e benevolência ao atual povo romano.

Mercuri Mercator, Mercuri Cauducifer, Bone Mercuri, Interpres Divum, Mercuri Alipes, Mercuri Pacifer, Mercuri Fortune, Mercuri Interpres, peço que através deste rito um bom mês possa nascer.

Sol Invictus
[Adoratio] Sol Invictus, o Inconquistado, o Invencível, aquele cujo o Imperador Aureliano elevou seu culto e glória. O Grande Deus Sol do Império Romano.

"Sol Invictus, peço que através deste rito um bom mês possa nascer.

Dii Manes

[Adoratio] Salvete divinos Dii Manes! Bons Deuses, também conhecidos como Bons Ancestrais ou Lares ou Parentes! Familiares que vieram antes de nós, ancestrais da minha linhagem, que comigo mantém aliança e que protegem e guardam a minha familia! Vós sempre demonstrastes amor e amizade a mim e à minha família, parentes ancestrais.

Dii Manes, Lares Venerabiles, Parentes Caelesti, peço que através deste rito um bom mês possa nascer.

Que possamos obter Vossa benção e auxílio no nascimento deste novo mês nesta Kalends de (mês) e com este proposito, se Te agradar, aceita esta oferenda de fragrante fumaça de incenso que eu agora ponho diante de Ti.”

Immolatio

• Lavar novamente as mãos, polvilhar frutos com mola salsa, e realizar libação seguida de sacrifício. Se possível, queimar logo após oferta, ou juntar tudo em um recipiente para queima-los todos de uma só vez, ou deixa-los todos no Arbor Felix. Lembrar que após queima ou descarrego no Arbor Felix, tocar sua parte das ofertas, profanando-as e consumindo-as em seguida.

Juno

[Adoratio] Iuno, também conhecida como Iuno Regina, a Salvadora, a Trazedora da Luz, a Rainha dos Deuses e do Céu Eterno! Bondosa patrona das Mães! Santíssima Defensora do Povo Romano!

[Adoratio]. Sê fortalecida por esta libação de vinho e oferta de frutos que agora entrego a Ti direcionada ao pedido feito.

Lar Familiaris

[Adoratio] Lar Familiaris, Tu que és protetor e personificação da Casa! Tu que és o sangue que corre por estas sagradas parededes! Tu que és Lar, puro e simplesmente!

[Adoratio]. Sê fortalecido por estes Libação de vinho e oferta de frutos que agora entrego a Ti direcionados ao pedido feito.

Jupiter
[Adoratio] Iuppiter Optime Maxime, também conhecido como Iuppiter Victor, ou como Rei dos Deuses e da República Romana! Divino Guardião do Povo Romano, dos Quirites! Potestade Suprema da Abóboda Celeste e de todos os Deuses sob os Céus! Senhor das Leis, Senhor da Justiça, soberano potentado das Virtudes! Pai de todos os Genii e, consequentemente, de tudo que vive e cresce! Augusto Marido da mais divina Iuno!
[Adoratio]. Sê fortalecido por esta libação de vinho e oferta de frutos que agora entrego a Ti direcionada ao pedido feito.

Venus

[Adoratio] "Venus, também conhecida como Venus Caelestis, a Celestial, Venus Verticordia, a Trocadora de Corações, Venus Victrix, a Vitoriosa. Deusa da beleza, do amor, da primavera, do casamento e da fertilidade. Tu, que guiou Aeneas de Troia até Roma!"
[Adoratio]. Sê fortalecida por esta libação de vinho e oferta de frutos que agora entrego a Ti direcionada ao pedido feito

Mercurio

[Adoratio] Mercuri, também conhecido como o Mensageiro dos Céus! Bone Mercuri, veloz portador do cajado! Negociador e trazedor da paz! Comerciante fortuno e divino!

[Adoratio]. Sê fortalecido por esta libação de vinho e oferta de frutos que agora entrego a Ti direcionada ao pedido feito.

Sol Invictus

[Adoratio] Sol Invictus, o Inconquistado, o Invencível, aquele cujo o Imperador Aurelian elevou seu culto e glória. O Grande Deus Sol do Império Romano!

Dii Manes

[Adoratio] Dii Manes, Bons Deuses, também conhecidos como Bons Ancestrais ou Lares ou Parentes! Familiares que vieram antes de nós, ancestrais da minha linhagem, que comigo mantém aliança e que protegem e guardam a minha familia!
[Adoratio]. Sede fortalecidos por esta libação de vinho e oferta de frutos que agora entrego a Vós direcionada ao pedido feito.

Redditio

• Novamente repetir passos do sacrifício anterior

Juno

"A Ti, Iuno, derramo voluntariamente esta libação de vinho!
Iuno, que Tu possas ser honrada por esta libação de vinho!
A Ti ofereço voluntariamente e este sacrifício de frutos!
Iuno que Tu possas ser honrado por este sacrifício de frutos!
Iuno, ao dar esta porção de vinho e este sacrifício de frutos, eu rogo com boas orações que Tu possas ser favorável a este empreendimento e assim olhares favoravelmente a nós, os Augustii, nossas casas e nossas familias."

Lar Familiaris

"A Ti, Lar, derramo voluntariamente esta libação de vinho!
Lar, que Tu possas ser honrado por esta libação de vinho!
Lar, que Tu possas ser honrado por este sacrifício de frutos!
Lar, ao dar esta porção de vinho e este sacrifício de frutos, eu rogo com boas orações que Tu possas ser favorável a este empreendimento e assim olhares favoravelmente a nós, os Augusti, nossas casas e nossas familias."

Jupiter

"A Ti, Iuppiter, derramo voluntariamente esta libação de vinho!
Iuppiter, que Tu possas ser honrado por esta libação de vinho!
Iuppiter, que Tu possas ser honrado por este sacrifício de frutos!
Iuppiter, ao dar esta porção de vinho e este sacrifício de frutos, eu rogo com boas orações que Tu possas ser favorável a este empreendimento e assim olhares favoravelmente a nós, os Augusti, nossas casas e nossas familias."

Venus

"A Ti, Venus, derramo voluntariamente esta libação de vinho!
Venus, que Tu possas ser honrado por esta libação de vinho!
Venus, que Tu possas ser honrado por este sacrifício de frutos!
Venus, ao dar esta porção de vinho e este sacrifício de frutos, eu rogo com boas orações que Tu possas ser favorável a este empreendimento e assim olhares favoravelmente a nós, os Augusti, nossas casas e nossas familias."

Mercurio

"A Ti, Mercuri, derramo voluntariamente esta libação de vinho!
Mercuri, que Tu possas ser honrado por esta libação de vinho!
Mercuri que Tu possas ser honrado por este sacrifício de frutos!
Mercuri, ao dar esta porção de vinho e este sacrifício de frutos, eu rogo com boas orações que Tu possas ser favorável a este empreendimento e assim olhares favoravelmente a nós, os Augusti, nossas casas e nossas familias."

Sol Invictus

"A Ti, Sol Invictus derramo voluntariamente esta libação de vinho!
Sol Invictus, que Tu possas ser honrado por esta libação de vinho!
Sol Invictus, que Tu possas ser honrado por este sacrifício de frutos!
Sol Invictus, ao dar esta porção de vinho e este sacrifício de frutos, eu rogo com boas orações que Tu possas ser favorável a este empreendimento e assim olhares favoravelmente a nós, os Augusti, nossas casas e nossas familias."

Dii Manes

"A Ti, Dii Manes, derramo voluntariamente esta libação de vinho!
Dii Manes, que Tu possas ser honrado por esta libação de vinho!
Dii Manes, que Tu possas ser honrado por este sacrifício de frutos!
Dii Manes, ao dar esta porção de vinho e este sacrifício de frutos, eu rogo com boas orações que Tu possas ser favorável a este empreendimento e assim olhares favoravelmente a nós, os Augusti, nossas casas e nossas familias."

Jano

"A Ti, Iane, derramo voluntariamente esta libação de vinho!
Iane, que Tu possas ser honrado por esta libação de vinho!
Iane que Tu possas ser honrado por este sacrifício de frutos!
Iane ao dar esta porção de vinho e este sacrifício de frutos, eu rogo com boas orações que Tu possas ser favorável a este empreendimento e assim olhares favoravelmente a nós, os Augusti, nossas casas e nossas familias."

Vesta

"A Ti, Vesta, derramo voluntariamente esta libação de vinho!
Vesta, que Tu possas ser honrado por esta libação de vinho!
Vesta , que Tu possas ser honrado por este sacrifício de frutos!
Vesta, ao dar esta porção de vinho e este sacrifício de frutos, eu rogo com boas orações que Tu possas ser favorável a este empreendimento e assim olhares favoravelmente a nós, os Augusti, nossas casas e nossas familias."

Litatio Prima

• Sentar e aproveitar a energia presente. Procurar por qualquer sinal vindo dos Deuses de aprovação ou reprovação.

Piaculum

Jano

[Adoratio] Abençoado Iane, se este pedido e oferenda tiver causado inesperada ofensa, por favor aceita meu profundo arrependimento e lembra-Te das minhas boas intenções para contigo.

Celestial Iane, para este fim, aceita esta oferenda adicional de fragrância de incenso que eu ofereço a Ti agora como um sinal da minha reverência e boa vontade para contigo.

Juno

[Adoratio] Abençoada Iuno, se este pedido e oferenda tiver causado inesperada ofensa, por favor aceita meu profundo arrependimento e lembra-Te das minhas boas intenções para contigo.

Celestial Iuno, para este fim, aceita esta oferenda adicional de fragrância de incenso que eu ofereço a Ti agora como um sinal da minha reverência e boa vontade para contigo.

Lar Familiaris

[Adoratio] Abençoado Lar, se este pedido e oferenda tiver causado inesperada ofensa, por favor aceita meu profundo arrependimento e lembra-Te das minhas boas intenções para contigo.

Celestial Lar, para este fim, aceita esta oferenda adicional de fragrância de incenso que eu ofereço a Ti agora como um sinal da minha reverência e boa vontade para contigo.

Jupiter

[Adoratio] Abençoado Iuppiter, se este pedido e oferenda tiver causado inesperada ofensa, por favor aceita meu profundo arrependimento e lembra-Te das minhas boas intenções para contigo.

Celestial Iuppiter, para este fim, aceita esta oferenda adicional de fragrância de incenso que eu ofereço a Ti agora como um sinal da minha reverência e boa vontade para contigo.

Venus

[Adoratio] Abençoada Venus, se este pedido e oferenda tiver causado inesperada ofensa, por favor aceita meu profundo arrependimento e lembra-Te das minhas boas intenções para contigo.

Celestial Venus, para este fim, aceita esta oferenda adicional de fragrância de incenso que eu ofereço a Ti agora como um sinal da minha reverência e boa vontade para contigo.

Mercurio

[Adoratio] Abençoado Mercuri, se este pedido e oferenda tiver causado inesperada ofensa, por favor aceita meu profundo arrependimento e lembra-Te das minhas boas intenções para contigo.

Celestial Mercuri, para este fim, aceita esta oferenda adicional de fragrância de incenso que eu ofereço a Ti agora como um sinal da minha reverência e boa vontade para contigo.

Sol Invictus

[Adoratio] Abençoado Sol Invictus, se este pedido e oferenda tiver causado inesperada ofensa, por favor aceita meu profundo arrependimento e lembra-Te das minhas boas intenções para contigo.

Celestial Sol Invictus, para este fim, aceita esta oferenda adicional de fragrância de incenso que eu ofereço a Ti agora como um sinal da minha reverência e boa vontade para contigo.

Dii Manes

[Adoratio] Abençoados Dii Manes, se este pedido e oferenda tiver causado inesperada ofensa, por favor aceitai meu profundo arrependimento e lembra-Vos das minhas boas intenções para convosco.

Celestiais Dii Manes, para este fim, aceitai esta oferenda adicional de fragrância de incenso que eu ofereço a Vós agora como um sinal da minha reverência e boa vontade para convosco.

Vesta

[Adoratio] Abençoada Vesta, se este pedido e oferenda tiver causado inesperada ofensa, por favor aceita meu profundo arrependimento e lembra-Te das minhas boas intenções para contigo.

Gloriosa Vesta, para este fim, aceita esta oferenda adicional de fragrância de incenso que eu ofereço a Ti agora como um sinal da minha reverência e boa vontade para contigo.

• Dizer:

“Está feito!”

Litatio Segunda

• Sentar e aproveitar a energia presente. Buscar por qualquer sinal vindo dos Deuses de aprovação ou reprovação.

O Aurelius Augustus
Octavius Aurelius Augustus
Plebeian Aedile
Plebeian Aedile

Previous

Return to Cultus Deorum Romanorum